DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (DERI)
Segunda à sexta das 7:30h às 11:30h e 13h às 16h
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) conta com docentes com formação na área de Economia e de Relações Internacionais. O DERI atende os cursos de Relações Internacionais, Ciências Econômicas, Administração, Serviço Social, Ciências Sociais, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Química e Engenharia Elétrica, assim como os Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais, em Direito e em Economia e Desenvolvimento.
Os/as docentes na área de Economia inserem-se na pesquisa e na extensão, estando envolvido nos seguintes projetos: Desenvolvimento, Inovação Social, Governança e Sustentabilidade (DISGOS), Dinâmica Econômica, Instituições e Desenvolvimento (DEID) e Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GPEA), comprometendo-se com o estudo da realidade brasileira, com o pluralismo metodológico, com as inter-relações dos fenômenos econômicos e sociais e, por fim, com a formação de atitudes. Atentos/as às transformações econômicas, caracterizadas pela intensificação dos fluxos financeiros, formação de blocos econômicos, reestruturação do setor público brasileiro, mudanças no mundo do trabalho, intensificação de problemas ambientais e climáticos, os/as docentes oferecem ao/à aluno/a uma formação histórico-teórico-quantitativa.
Já os/as docentes da área de Relações Internacionais desenvolvem pesquisas, estando à frente dos seguintes grupos: Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), Grupo de Estudos em Instituições e Processos Decisórios nas Relações Internacionais (GEIPRI), Grupo de Estudos em Ásia-Pacífico (GEAP) e Núcleo de Pesquisa e Práticas em Direito Internacional (NPPDI). Além da pesquisa, visando a prática e o contato com o apoio de docentes, foi criada a Empresa Junior F5, propiciando contato com o mercado de trabalho. Também foi criado o projeto de extensão UFSMUN, baseado no Modelo da Organização das Nações Unidas, que visa simular debates acerca de temas com relevância global.
Ademais, com uma estrutura curricular multidisciplinar, os/as docentes propiciam a compreensão dos desafios impostos pelos conflitos políticos e militares nas relações internacionais contemporâneas, apontam alternativas de inserção internacional e promovem a autonomia e a formação qualificada, sob perspectiva de um pensamento crítico e emancipatório, para que o/a aluno/a se torne um/a profissional, que possa atuar em múltiplas áreas.